sexta-feira, 8 de março de 2013

Os dons do Espírito Santo relatado por Paulo III: O dom da fé.


“Outro, no mesmo Espírito, a fé.”
1Corintios 12:9a (grifo meu)
Hoje estudaremos a respeito dos dons do Espírito Santo, o dom da fé. Atualmente fala-se de vários tipos de fé. Demonstram fé esperando algo em troca. Isso não é fé, isso é Teologia da Prosperidade. Pra quem não sabe Teologia da Prosperidade é crer (fé) que você sendo um verdadeiro cristão deve desfrutar de uma rica e excelente situação financeira. Fé não é isso. Você não deve fazer algo pra Deus esperando que Ele vá te retribuir dando O MELHOR pra você. Ele já te deu o direito da vida, Ele pago sua divida na cruz com Seu Filho. Isso é Fé.
Sobre isso, William Barclay em seu comentário sobre o livro de Hebreus contribui com sua definição sobre a confiança em Deus contra o mundo: “Se seguirmos as normas do mundo bem pode ser que obtenhamos folga, comodidade e prosperidade; se seguirmos as normas de Deus pode ser que soframos tribulação, perdas, desconfortos e impopularidade”. Porém, aquele que acredita em Deus, com toda a esperança que existe, é o que de fato rege toda a conduta do homem e é o que domina sua ação.
Essa conduta do homem e que é que domina a sua ação vem através da fé. E sobre isso, não tem como não falar de fé sem tratar a respeito de Hebreus 11. A centralidade desse capitulo foca-se na fé e o que é viver, respirar a fé. As definições a respeito de alguns exemplos históricos de fé que encontramos em Hebreus 11:
JUSTO ATRAVÉS DE SUAS OFERTAS (v.4): Pela fé, ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.”
INTIMIDADE ATRAVÉS DE SUA VIDA (v. 5): Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.”
O TEMOR QUE SALVA TODOS (v.7): Pela fé, Noé divinamente instruídos acerca de acontecimentos que ainda não serviam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.
A OBEDIÊNCIA NO IMPROVÁVEL (v.8): “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.”
A FÉ NO FIEL (v.11): “Pela fé, também, a própria Sara recebeu para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel àquele que lhe havia feito à promessa.”
O AMIGO DE DEUS (v. 23-30): “Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei.”
O DOM DE ACREDITAR EM DEUS (v. 32-34): “E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões [...]”.
O que eles tiveram em comum foi a sua fé. E fé pode ser definida como crer, acreditar e confiar em Deus. Esses versículos acima mostraram sobre a fé que faz maravilhas, ou seja, crer que Deus vai cumprir suas promessas.
Agora é o momento que você me pergunta: Mas todo mundo que é cristão tem fé? Não necessariamente. Estamos falando de uma fé cristã, uma fé que crê nas promessas de Deus, e tem gente que até por ser tão inocente na sua espiritualidade, não confia em Deus. Escolhem acreditar em pessoas, e acabam venerando grandes lideres, pessoas públicas como o exemplo a ser seguido. O que ele diz é o caminho que deve seguir. Porém, conseguimos mudar isso. Você que é uma pessoa que age com total confiança em Deus, que sabe que somente em Deus pode vencer todas as barreiras, superar limites, sabe que deve sempre olhar para o alto e avançam enquanto outros param no caminho, você impacta essas pessoas que são inocentes e através disso, da o primeiro passo para as mesmas, criarem uma atitude de dependência em Deus através do Espírito Santo. A verdadeira fé é centrar na pessoa de Deus e em suas promessas, pedindo para Ele o necessário e crer que Ele proverá. Isso é um dom. O Espírito Santo que age dentro de você capacitando para viver na dependência e obediência de Deus. E a melhor parte, O Espírito Santo quer que tenhamos esse dom.
Acreditar em Deus é saber que mesmo na tribulação você será mais que vencedor com Ele.

Ora, a fé é a certeza de coisas se esperam, a convicção de fato que se não veem.”                        Hebreus 11:1
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”                                                                                           Hebreus 11:6

Partes desse estudo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário