sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Os dons do Espírito Santo relatado por Paulo II: A palavra de Conhecimento.


Daremos continuidade ao Estudo sobre Os dons do Espírito Santo relatado por Paulo(Leia aqui o primeira parte desse estudo.) onde trataremos a respeito do segundo dom que Paulo relata sobre o do dom da Palavra de conhecimento. Nosso estudo é baseado em 1ª Coríntios 12, onde Paulo aborda sobre Os dons do Espírito Santo e quais sãos os propósitos desses dons.

Fazendo uma breve recapitulação no que foi tratado no estudo anterior (E se você não teve oportunidade de ver, por favor, veja!) tratamos de algumas considerações importantes na qual devemos ter bem conscientes dentro de nós quando falamos sobre Os dons do Espírito. ALGUNS desses pontos são: DOM não é um talento;  A finalidade dos dons do Espírito Santo é construir a Igreja, o corpo de Cristo; Todos os cristãos têm pelo menos um dom; O Senhor coloca em nossas mãos o melhor; Quando não sabemos qual é o nosso dom, a vida cristã fica monótona, pois o tempo passa e ninguém é abençoado por nós.

O dom da Palavra de conhecimento é de fato uma capacitação divina que traz a verdade ao Corpo de Cristo, sua Igreja, pelo entendimento da Palavra de Deus. Contudo, encontramos em outras traduções bíblicas outro nome para a Palavra de conhecimento que é Palavra da ciência. Esse é um dom na qual as pessoas que tem, elas estudam as Escrituras para obter discernimento, entendimento e a verdade, entretanto, devem ter em mente que a mensagem que é revelada a ela, foi transmitida por Deus e com isso, inibem o Orgulho de crescer.

Daniel ao ser escolhido pelo rei Nabucodonosor quando ele precisava de “jovens sem nenhum efeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, e versados no conhecimento” (Daniel 1:4a, grifo meu).  Daniel se encaixava neste padrão. Ele era um jovem que tinha sabedoria, inteligência e conhecimento. Esse conhecimento pode ser dado ao fato de sua vida com Deus. Daniel era um exemplo de jovem dedicado a Deus. Encontramos nos versículos seguintes a sua dedicação de não se contaminar (8-16), sua vida de oração (6:10-11), de entrega e de confiança a Deus (6:16).

O dom da Palavra de conhecimento é revelado e transmitido por Deus e esse conhecimento vem através da iluminação do Espírito Santo. As pessoas organizam as informações para o ensino e para o uso próprio. Aquelas pessoas que tem anotadas pregações, aquelas pessoas que leem livros fazendo fichamentos, pessoas que sempre que podem, estão trazendo a tona todas essas informações para sua vida.

 Portanto, você pode ter esse dom. Esse é um dom bem frequente na vida das pessoas e é um dom que precede o dom de ensino, que é tão importante quanto o dom da palavra de conhecimento.

Gostaria de deixa com você um versículo para  refletir mais um pouco sobre CONHECIMENTO. E tente trazer esse versículo pros dias de hoje, atualize ele e medite de como a geração, de como os jovens; de como as pessoas tem levado suas vidas e como é sério isso.

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei de Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”   Oséias 4:6

Rennan Reichardt
Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário