quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Estudo sobre o Livro de Mateus - Parte I

            E ai gente, tudo na paz do Senhor? Quero convidar você para que juntos estudemos esse livro que tem como objetivo agrupar historia, ensinamentos e atos de Jesus. Embora não se saiba exatamente quem é seu autor, a igreja da época atribui a Mateus, apóstolo e cobrador de impostos. Evidencias externas nos fazem acreditar que o livro foi escrito entre 60 e 65 d.C.

Prólogo: Compreende os capítulos 1.1 até 2.23 que podem ser subdivididos em seis partes.

1-      Genealogia de Jesus (Mateus 1-17).
Essa parte do livro de Mateus explica a genealogia de Jesus desde Abraão. Se assim como eu você não compreende muito bem a genealogia escrita, o desenho a seguir vai ter ajudar um pouco.


De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações.
Mateus 1:17

2-      Nascimento de Jesus (Mateus 1.18-25).
Aqui acontece a narração do nascimento de Jesus, contando o medo secreto de José ao saber da gravidez de Maria, assim pensando em deixá-la, mudando ele de ideia quando o anjo lhe diz em um sonho: o que nela (Maria) foi gerado é do Espírito Santo (1.20).  Essa parte termina com Jose aceitando não só Maria como sua mulher, mas também o propósito de Deus para com o mundo.

Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho,
E chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, Que traduzido é: Deus conosco.
Mateus 1:22-23

3-      A Visita dos Magos (Mateus 2.1-12).
É importante destacar que na época ao magos não eram vistos como bruxos ou feiticeiros como hoje, naquele tempo mago era sinônimo de sacerdote ou sábio. Ao contrario do que muitos dizem, não só 3 magos foram ao encontro de Jesus, a Biblia diz: [...] eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém (2:1), 3 é o tipo de presentes que  foram todos eles deram: ouro, incenso e mirra. Desse modo não sabemos exatamente a quantidade de magos presentes.

E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
Mateus 2:9

4-      A Fuga para o Egito (Mateus 2.13-15)
Depois dos magos por divina advertência não voltarem a presença de Herodes, um anjo diz para José fugir para o Egito com Maria e Jesus e permanecerem lá até que fosse dada a ordem de partirem.

E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe,
de noite, e foi para o Egito.
Mateus 2:14

5-      O Massacre de Belém (Mateus 2.16-18)
Sabendo que foi iludido pelos magos, Herodes manda matar todos os meninos com menos de 2 anos que moravam em Belém e cidades vizinhas.

Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não querendo ser consolada, porque já não existem. Mateus 2:18

6-      A Volta a Nazaré (Mateus 2.19-23)
Com a morte de Herodes um anjo aparece para Jose, dizendo para irem até a terra de Israel, porem sabendo que o filho de Herodes (Arquelau, reinou de 4 a.C. a 6 d.C.)  governava a Judéia, temeu ir para lá; e por advertência divina se retirou para a Galiléia. Sendo assim, foi habitar numa cidade chamada Nazaré.

E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.
Mateus 2:23



     Que juntos possamos aprender um poco mais sobre esse lindo livro. Até a parte II galera ! 

Deus te abençoe ! 

Carol Cruz
Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário