segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

De todo Coração, ALMA, Entendimento e Força. [2/4]

E aí galerinha, como foram de férias? Espero que bem! E aí, prontos para continuar os estudos do ano passado? "Vamo que vamos."


"O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento." - Marcos 12:29-30


No ano de 2012, dei inicio a uma série de estudos sobre amar a Deus de todo Coração, Alma, Entendimento e Força. E hoje vamos continuar falando sobre o que implica dizer: Amar a Deus te toda Alma.

Alma é um termo derivado do hebraico nepech, que significa vida ou criatura, e também do latim animu, que significa "o que anima". [1]

Segundo João Calvino, alma se diferencia do espirito, pois a alma é imortal. A alma pode ser, segundo a Bíblia, tanto salva, como perdida:

"Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" - Marcos 8:36

"Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma." - Hebreus 10:39



Tentando explicar, mais facilmente, esse termo, pedi para que cada colunista desse Blog desse uma explicação do que achava Amar a Deus de toda Alma. Segue:
"Amar a Deus dessa forma é esvaziar-se de si mesmo, deixando seus objetivos/metas/sonhos para trás e se entregando ao projeto que Ele tem para você, ou seja, se entregar a um plano que não está em seu coração, e sim no dEle."
- Carol Cruz
"Pensando em um assunto tão importante e chocante, eu me lembro de um versículo muito conhecido: 'Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.' João 3:16, e começo a refletir coimo é meu amor por Deus? Eu realmente o amo de corpo e alma?O seu amor com deus tem que ser algo único, tem que ser um sentimento de exclusividade para Deus, 'Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de  todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.' Deuteronômio 6:5"
- Filipe Mendonça
"Eu não consigo ver o amor a Deus de toda a alma sem ver atitudes tomadas nessa direção, por essa bandeira. Amor de palavras, não basta, mas de fato e de verdade. Amor a Deus no pensamento não vale, mas no abraçar do amigo que os pais se separaram. O amor a Deus de toda a alma, ou o Deus amor de todas as almas não será visto enquanto ainda imperar injustiça, violência e corrupção. Nós, quando amamos a Deus de verdade, com todo o ser, tomamos as ruas e nos posicionamos, não talvez, como revolucionários, mas como contra-mão do mundo. Sabemos que o mundo jaz no maligno, mas o Espírito que habita em nós venceu o mundo, e é esse espírito que é maior que a minha alma que me impele, inspira, direciona e ordena que eu tome decisões de ser aquilo que Deus quer que eu seja, na vida de todos os possíveis. Toda a alma é mais do que compromissos semanais, é olhar para os compromissos semanais como algo que pode ficar de lado se Deus for ser 'mais' visto em outras atitudes. Toda a alma é acabar com as regras, as doutrinas e dizer sim ao relacionamento verdadeiro e vivo, com o Deus verdadeiro e vivo."

- Mateus Machado

 "O amar de toda alma, é para mim, amar com o mais sublime 'sentimento'. É amar com toda essência de seu ser, é amar não apenas de falar, mas em atitudes, sem esperar algo em troca. Pois o coração é enganoso, mas a alma não, sabemos quando amamos de aparência apenas; podemos enganar a todos, menos a nós mesmos e a Deus. É um amor que transcende o natural, que é parecido com o amor de Pai para com o Filho, porém muitíssimas vezes maior. Pois o pai terreno nós vemos, mas o Eterno, apenas sentimos. A nossa alma clama por Ele, é totalmente dependente desse amor, desse Deus de amor, e anseia e retribuir esse sentimento. É até difícil de falar ou definir Amar de toda alma, mas se fosse colocar isso em poucas palavras, seria nisso. Que não amamos com o corpo que perece apenas, mas como a alma, que é eterna, e que irá habitar com Ele para sempre."
- Ronnedy Paiva

Ronnedy Paiva
Colunista

Estudos:
De todo Coração, ALMA, Entendimento e Força. [1/4]

Nenhum comentário:

Postar um comentário