sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Atos de Santidade

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, 
onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 
Colossenses 3.1-3


            No feriado de carnaval participei de um acampamento com o nome: Santidade, chegou o tempo. No decorrer dos dias pensei: chegou o tempo? Santidade não teria que ser vivida em todo tempo? O que tem ocupado nossos corações para que isso não aconteça?


             A resposta é simples: somos humanos, com naturezas carnais inerentes, como as descritas em  Colossenses 3.5-10:  


Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, 
e a avareza, que é idolatria;
Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Não mintais uns aos outros, 
pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, 
segundo a imagem daquele que o criou;

            Mas apesar disso, Deus espera que busquemos a santidade a cada dia. Ele nos ama como estamos, mas Ele se recusa a nos deixar assim, Ele quer que a gente seja simplesmente como Jesus. Diante disso, pesquisei sobre atitudes diárias que podem nos ajudar a alcançar a santidade, são elas:


1-    Compaixão

Então Jesus, movido de íntima compaixão, 
tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram.
Mateus 20:34


Significado de Compaixão: Sentimento de pesar que nos causam os males alheios, bem como uma vontade de ajudar o próximo. Compaixão não é ter pena ou dó das pessoas, é querer mudar a vida da outra pessoa, é ter atos de graça e misericórdia para com o nosso próximo.


2-    Bondade

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. 
Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. 
Romanos 12:10


            Devemos querer fazer o bem em todo tempo, custe o que custar. Na correria do dia-a-dia na maioria das vezes (se não todas) deixamos de lado esse simples “mandamento”, pensamos apenas em nós e nos esquecemos de praticar a bondade com outras pessoas.


3-    Humildade

O temor do Senhor ensina a sabedoria, 
e a humildade antecede a honra. 
Provérbios 15:33


            Humildade se caracteriza da seguinte forma: qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. Se pedissem pra eu definir Jesus em uma palavra seria essa, e como o alvo da santidade é ser como Ele, creio que devemos buscar a humildade, como diz o versículo, humildade antecede a honra.


4-    Mansidão/Paciência

Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, 
mostrando toda a mansidão para com todos os homens. 
Tito 3:2


            É difícil esperar, acho que muitos de nós sabemos disso, mas quando se trata dos planos de Deus devemos saber aguardar, porque por mais que pra nós demore, pra Ele é o tempo certo em nossas vidas.


5-    Suportar/Perdoar

Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, 
suportando-vos uns aos outros em amor, 
Efésios 4:2


            Percebeu que uma característica leva a outra? Nesse versículo por exemplo é citado a humildade e a mansidão. Muitos leem esse versículo e o interpretam de maneira errada, dizem que você tem que suportar uma pessoa chata por exemplo, mas o que ele realmente quer dizer é que devemos dar suporte para as outras, aceitar suas debilidades porque nós também não somos perfeitos.


6-    Amar

Respondeu Jesus: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, 
de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”. 
Este é o primeiro e maior mandamento. 
E o segundo é semelhante a ele:
 “Ame o seu próximo como a si mesmo”.
 
Mateus 22:37-39


Se eu defini Jesus em humildade, minha definição de santidade seria amor. Se não fosse o amor não seriamos nada, somos muito falheis nesse quesito, é fácil dizer que você ama um amigo, um familiar, uma pessoa limpinha, mas é difícil dizer que você ama um inimigo, uma pessoa que você não conheça, um mendigo, etc. Devemos buscar amar como Jesus amou.


7-    Palavra de Deus

Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. 
"Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, 
eu também os rejeito como meus sacerdotes; 
uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, 
eu também ignorarei seus filhos.”
Oséias 4:6


            Como o versículo diz: o povo se perde por falta de conhecimento. Devemos nos alimentar da palavra diariamente, para que quando vierem nos desafiar estejamos prontos e antes disso para que a gente tenha conhecimento da palavra e do reino de Deus.


8-    Gratidão
Deem graças em todas as circunstâncias, 
pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 
1 Tessalonicenses 5:18


            É fácil ser grato quando tudo vai bem, difícil é ver a gratidão quando as coisas não vão como planejamos, mas devemos crer que tudo o que acontece que não esta no nosso controle está no controle de quem deve estar: Jesus. A gratidão começa quando Deus esta agindo a seu favor de um modo diferente que você imaginou e mesmo assim você não se opõe ao que Ele está fazendo e agradece pelo seu agir.


Santidade não é ficar na igreja 24hs por dia, não pecar nunca, deixar a barba crescer como os homens da época de Jesus, santidade é honrar a Deus em todas as coisas e é isso que Ele quer que a gente faça, mesmo que seja algo impossível para nós, o fato de realmente querermos alcança-la já alegra o coração dEle. Que busquemos a santidade a cada dia, para que possamos honra-lo no nosso simples respirar.


Que Deus abençoe!
  


Carol Cruz  
Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário