segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Introdução a Humildade


"Ser humilde com os superiores é obrigação, com os colegas é cortesia, com os inferiores é nobreza."
-- Benjamin Franklin

Em uma conversa informal no trabalho, uma questão foi colocada em pauta na mesa do almoço, e era: "O que é humildade para você?". Essa pergunta me deixou a pensar. "O que é humildade pra mim?"

De forma incipiente, pensei: "é saber se colocar no lugar de outrem, seja quem for, sem tratá-la com descaso."... Já a pessoa que estava do meu lado, resumiu em duas partes. Humildade é submissão a Deus, e ser humilde é ser pobre, sem muitos recursos.  

Gostei da definição dela. E creio também que humildade vai muito além do que se restringe a condição financeira. Trata-se mais de caráter  Hoje vemos pessoas humildes (sem condições financeiras) sem humildade (sem caráter, orgulhosas). Distorcendo a palavra e levando a humildade a níveis irreconhecíveis.  Na busca do significado dessa palavra, recorri ao dicionário, que deu a seguinte colocação:

Hu.mil.da.de s.f. 1. Qualidade de humilde. 2. Ausência de orgulho, de soberba; modéstia. 3. Pobreza; condição humilde.

Lendo essa definição, instintivamente foi arrematado para a própria vida de Cristo, o maior exemplo de humildade que já ouvi falar.

"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." Filipenses 2:5-8

Queria levá-los para a origem terrena de Jesus, onde nos depararemos com um contraste de Humildade e Glória. Ora, nascido de uma virgem em um estábulo ao lado de animais, em uma cidade chamada Nazaré - "pode sair algo bom de lá?" Disse Natanael (Jo 1.46)-, cujo 'pai' que o criou era um marceneiro, é no mínimo uma situação de humilde não é, pensando e levando em conta que Ele é o rei dos judeus? Mas é ao mesmo tempo gloriosa, pois é o próprio Deus quem o gerou naquela mulher, o Filho de Deus veio ao mundo, da forma mais humilde e gloriosa que podemos imaginar.  

Sendo em forma de Deus, não fez usurpação ser igual a Deus, antes esvaziou-se, tomando a forma de servo diz a palavra. Essa humildade de Cristo é, sobremaneira, a mais sublime e incomparável possível, e da qual nós, a partir do momento que o aceitamos como Senhor e Salvador, tornando-nos filhos junto dEle, devemos imitar. 

Ele nos diz que, não viemos para ser servidos, mas para servir. Que não há nada vexatoriamente baixo que, um filho de Deus possa fazer em detrimento do outro que não possamos realizar. Como um Senhor que lava os pés dos seus seguidores nós devemos ser.


 "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo." Filipenses 2:3

Ele não só ensinou falando, mas mostrando também. Mostrou-nos que apesar de nossas fraquezas, devemos ser fortes e dar o outro lado da nossa face para bater. Ou seja, não pagarmos com a mesma moeda.

Ele simplesmente andou com quem ninguém queria andar, se assentou com quem ninguém queria falar. Relou naquele que nunca sequer ousariam passar perto, e morreu por aqueles que ninguém daria uma segunda chance sequer. 

Um ser igual a Deus, não fez usurpação ser igual a Deus, antes esvaziou-se, tomando a forma de servo. Ele mostrou que humildade tem mais haver com saber servir, sem se importar com quem você é ou com quem você pode servir, seja rei, seja um servo, do que com condição financeira. A questão não é que devemos nos humilhar diante dos homens. Não, não foi isso que falei. Somente Deus é digno da nossa humilhação. Mas o que quis dizer é, ainda que não tenhamos dinheiro, ou tenhamos, sejamos rei, ou servo, devemos tratar o nosso semelhante com respeito, de igual para igual. Porque debaixo de nossas roupas, somos todos pó criados por um mesmo Deus. 

Humildade significa terra fértil vem  da palavra húmus que significa: solo sobre nós. É a qualidade das pessoas que procuram se mantém no nível dos outros, ninguém é pior ou melhor do que os outros, todos estamos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade¹.

Ronnedy Paiva
Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário