segunda-feira, 8 de outubro de 2012

2.0, Rm 05 e Esperança

"Mas ainda há muito mais. Continuamos a expressar nosso louvor, mesmo que estejamos cheios de problemas, porque sabemos que os problemas podem desenvolver em nós paciência e como a paciência, por sua vez, forja o aço temperado da virtude, mantendo-nos atentos quanto ao que Deus pretende fazer; desse modo, passamos a ter esperança. Com essa expectativa, jamais nos sentiremos enganados. A verdade é que nem temos como reunir todas as vasilhas necessárias para enche com tudo que Deus generosamente derrama sobre nossa vida, por meio do Espírito Santo!" Romanos 5.3-5 //A Mensagem

Hoje, 08/10, eu completo vinte anos de idade, e estou aceitando presentes! muito grato por mais um ano de vida que Deus tem me concedido. E começo a recordar com minha memória limitada tudo o que Deus fez, e fico muito agradecido pela Sua provisão. Em cada detalhe que eu, míope, não consigo perceber, tem a Sua mão poderosa 'no meio'. E é tão maravilhoso ter em quem confiar, e saber que essa confiança não falha. 


Quem tem acompanhado os meus 'Posts' viu que a algum tempo atrás eu escrevi sobre "Meu Deserto Particular para Adorar", onde conto alguns percalços que vivi e tenho vivido na minha vida, mas que apesar disso, tenho me animado no Senhor, e não deixado de adora-Lo.

Nesses vinte anos, olho para trás e vejo quão difícil foram algumas coisas, mas que depositando minha confiança no Senhor, pude superar e sair vitorioso. E ainda sem poder ver alguns 'pontos' da provisão de Deus em algumas áreas específicas da minha vida, entreguei a Ele em oração os meus planos, e tudo mais. E gostaria de compartilhar uma dessas orações que fiz, e em especial essa, após ter lido Romanos 5.3-5, orei mais o menos da seguinte forma:

"Deus, não peço cargas mais leves, mas ombros mais fortes... E embora eu não consiga ver com perfeição as Suas saídas, confio em Ti... Tem sido difícil sim, confesso, mas Deus, se todo esse 'deserto' é para gerar em mim paciência, e dessa paciência esperança, e esperança em Ti, eu quero que esses problemas aumentem, porque Deus, eu quero ter uma Confiança Plena, uma Fé Inabalável no Seu senhorio; quero ser testado no fogo Deus, e sair de lá moldado conforme o Teu querer... Deus, sei que se Tu quiseres, pode gerar em mim Fé sem essas lutas, mas que, contudo seja feita a Tua vontade em mim... Amém."

O versículo 03 da passagem de Romanos 05, na versão Almeida, diz o seguinte: "E não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações." Parece loucura essa oração não é!? Pedir mais problemas? Vai ficando mais velho e mais louco, só pode.  

Sim, é loucura, mas Deus escolhe as coisas loucas para confundir as sábias (1 Co 1.27). E não fiz essa oração no desespero, mas na confiança que Deus assim pode fazer. Porque muitas vezes acabamos confiando em nossas tênues forças, e ainda acabamos caindo na tolice de culpar a Deus pela nossa falta de Fé, e a nossa cara no chão. Mas parece que quanto mais buscamos o Reino de Deus, mas problemas nos cerca. As tentações são maiores, os erros mais perceptivos, e as dores mais dolorosas

Onde está a Paz, ou a Esperança em tudo isso? O problema é que sempre esperamos cargas mais leves, problemas mais fáceis, e assim em nós, vai gerando uma pseudoconfiança, uma superficialidade de fé. E Deus não quer algo superficial.

Quando é 'pegado mais leve', quando o' treino' é menos pesado, nunca adquiríramos resistência maior. Sim, é verdade que começamos com uma fé pequena, mas isso deve crescer, como um grão de mostarda, insignificantemente pequeno, mas que com o passar do 'tempo' vai crescendo, e gera frutos. E como esse grão, precisamos flourescer, precisamos na verdade é ser testados, colocados a prova, para que assim, saibamos nossas limitações, mas tenhamos Fé que com Deus, já temos vitória apesar de nossas fraquezas. E isso vem através de problemas. "Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte" dizem por aí não é!? Mas a nossa força não vem de nós, vem dos céus!  

E a cada vez que, com esperança em Deus passamos por dificuldades, é gerado em nós confiança, fé, e assim, vamos galgando em esperança, aumentando a nossa debilitada Fé, gerando em nós perseverança, perseverança de que podemos continuar, mesmo com o mundo caindo ao nosso redor, adorando a Deus confiadamente, perseverando em Sua fidelidade, e sabendo que Ele não falha.

Sou grato por saber que, em tudo Deus estava presente. Sim, inclusive nos problemas, me auxiliando e moldando. E sei que posso esperar confiadamente nEle, porque Ele não falha. E apesar das lutas, vou adora-Lo porque Ele é, e sempre será o autor e consumador da fé (Hb 12.2). 

Hoje consigo perceber, e fico grato por cada problema, por Ele não ter me rejeitar quando falhei, e por me amar apesar disso. Sou grato pela Sua Palavra que transcende o natural e o sobrenatural, pela confiança de que nEle posso esperar confiadamente, e saber que apesar das dores, do sofrimento do presente, o que está por vir não pode ser comparado com o agora. A glória será maior do que tudo (Rm 8.18). 

"Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:24-28

Não consigo reunir todas as vasilhas necessárias para encher com tudo o que Deus generosamente derramou nesses vinte anos de vida. Apesar das lutas e dos percalços, as dores não podem ser comparados com as glórias, com os sorrisos que por Ele pude soltar. Deus maravilhosamente tem me auxiliado, e sei que nEle posso confiar. 

Que Deus nos abençoe!


Ronnedy Paiva
Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário