segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Deus nos quer na ignorância?

A palavra ignorante significa: que ignora, desconhece; pessoa iletrada; estúpida, incipiente.¹

Ao professarmos nossa fé no Deus vivo, ouviremos por várias vezes, ou pela TV, ou internet, ou até entre amigos, que somos irracionais, cegos, ignorantes. Que se buscarmos entendimento, estudando a ciência e blá blá blá, veremos que Deus não existe. Que se O buscarmos, não O acharemos.

Será que se buscarmos mesmo, não O encontraremos como diz o livro do Profeta Jeremias?

"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." Jeremias 29.13

Será que a Bíblia nos quer na ignorância, como os incrédulos dizem que estamos, para que não vejamos que Deus não existe como eles afirmar ser? 

Não! Pelo contrário, somos exortados a buscar o conhecimento. A estudar a Palavra de Deus e coloca-lá em prática em todas as suas vertentes, para que então, vejamos a verdade existencial, que não somos meros espectadores do universo, obras do acaso. E a verdade é que Deus existe, e formos criados com um propósito, e devemos busca-lo, e isso vem através do conhecimento, da leitura da palavra. Ele quer que sejamos sábios.  Por isso a bíblia tem um livro inteiro que fala sobre a busca da sabedoria (Provérbios). Deus não quer que o Seu povo permaneça na escuridão, na pseudoluz do 'achismo', sem respostas adequadas dos porquês da vida. Antes, a bíblia nos fala que "Bem aventurado é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento." Provérbios 3.13

***
"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento". Oséias 4.6

Somos destruídos quando ignoramos o conhecimento. E a Palavra de Deus é conhecimento vivo. Nela encontramos alívio e direção. O problema é que muitas vezes a lemos somente como um livro qualquer, e não como fonte de alimento. Buscamos a Deus apenas por mera obrigação cristã, ou pelas Suas bênçãos, e não pelo que Ele é. E não O encontramos porque não O buscamos verdadeiramente de coração.

O livro de Oséias 4, fala que os israelitas não eram fiéis, não amavam e não sabiam coisa alguma sobre Deus, e por isso xingavam, matavam, roubavam e se prostituam, porque lhes faltava o conhecimento. E por esse motivo Deus virou as costas para eles, pois O ignoravam, e transformavam a Sua glória em vergonha.

"[...] porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei." Oséias 4.6b

A busca pelo conhecimento é árdua e diária, e não deve ser superficial. A bíblia nos é apresentada como alimento, e nela devemos meditar. É ler, e compreender, estudar, e achar. Não é um livro qualquer a ser passado os olhos por cima apenas. É fonte de vida e conhecimento.

O cientista francês Louis Pasteur certa vez disse: "Um pouco de ciência nos afasta de Deus, Muito, nos aproxima." Um erro muito comum é achar que a ciência é 'ateu'. Que a física, a biologia e a química, de forma incipiente, desmentem a existência de Deus, e que são contra Ele. Leso engano, essas matérias, embora laicas, nos trazem conhecimento, e é nela que podemos ver parte de Deus em Sua amplitude e infinitude. Essas matérias nos apresentam o vasto conhecimento do Altíssimo. A perfeição da Criação. 

O Deus criador do mundo não quer filhos iletrados. Antes, Ele nos diz:

"Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz [...] Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos." Provérbios 2.3, 5-7

Deus é conhecimento, e devemos busca-Lo com entendimento, com todo o nosso coração, para que sejamos chegados de Deus, e nos seja revelado à amplitude indefectível de Deus. 

"Quando você fala que não quer teologia e só quer Deus, você está dizendo que quer todos os benefícios de Deus, mas não quer conhecê-lo." Paul Washer

A busca pelo conhecimento deve ser incessante, e nela devemos nos aprofundar. Pois ao contrário do que muitos pensam, a Fé não é cega, mas é o plena convicção que Deus pode agir no natural e no sobrenatural em nosso favor. Isso, quando O buscamos de todo o nosso coração e de todo o nosso entendimento.

O conhecimento está aí, e devemos busca-lo. Seja na matemática, na física, na química e em tantas outras matérias. Se a conhecermos, veremos Deus nelas, e elas em Deus.

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." 2 Timóteo 2.15

[1] Dicionário Aurélio.

Ronnedy Paiva
Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário