segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A Fé e a Faca

"A fé é cega faca amolada"

De forma incipiente, esse trecho da musica "Não perdi a minha fé" é uma ambiguidade. Em parte ela é falsa, e em parte verdadeira.  

* A parte falsa *

Primeiramente: A fé não é cega, mas é a plena convicção que Deus pode agir no natural e no sobrenatural em nosso favor.

Implicar que ela é cega, é tirar o fundamento da qual ela se originaliza: Deus, "o autor e consumador da Fé" (Hb 12.2)

A Fé é adquirida através do tempo, através de experiencias de intimidade com Deus. Apenas aqueles que confiam tem Fé. É meio redundante isso, mas a Fé tem um forte conectivo com "confiança", que por sua vez, é a esperança firme em alguém, em alguma coisa.

Quando dizemos que temos fé, estamos dizendo que apesar de tudo, confiamos que, se for da vontade de Deus, Ele pode agir no impossível para tornar possível algo em nosso favor.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vem." Hebreus 11.1

Quando confessamos que temos Fé, intrinsecamente estamos afirmando que temos um relacionamento intimo com Deus. Pois a aquisição de Fé vem através do relacionamento. Nós confiamos em alguém porque a conhecemos. Por isso é loucura para o mundo isso, pois eles não tem um relacionamento com Deus, e assim afirmam que a nossa Fé é cega.

"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe..." Hebreus 11.6

A nossa Fé é baseada em fatos, em acontecimentos em que vemos Deus agindo, e Ele age, tanto na Bíblia, como podemos ler, como também em nosso cotidiano, como podemos ver. A Fé vem dEle, depende dEle, e é para Ele. Com ela temos a firme convicção de que Deus é infinitamente poderoso para agir da forma que Ele quer, para com aqueles que nEle confiam. Uma Fé confiante que não é cega, mas que é adquirida através do tempo, de experiências que nos fornecem esperança, e esperança que não falha.

A parte verdadeira *

Se pensamos na Fé como uma faca, teremos maior exito. Uma faca que não é utilizada, que foi comprada e nunca foi usada, ela é totalmente cega, sem corte. Mas a partido do momento em que ela é amolada em algum ferro ou pedra, o seu corte fica afiado, pronto para o uso. Mas isso só é possível através do atrito.

"Sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta." Romanos 5.2-5

E pensando na Fé como uma Faca, uma faca que não é cega, mas que é afiada através de tribulações, que é amolada em experiências com Deus, o seu corte não será cego, mas afiado o bastante para ter convicção de que pode confiar plenamente em Deus, passando daquela situação que se encontra, com a Fé inabalável no Deus do impossível agindo em nosso favor.


A nossa Fé não é cega, mas é baseada em fatos, está fundamentada em Deus, em acontecimentos que Deus nos permite passar para ver Sua provisão. Para que cresçamos, nos desenvolvamos na medida que Ele quer, confinado sempre nEle, e não em nós. Por isso a nossa não deve estar naquilo que pode acontecer, mas nAquele que tudo por fazer.


Ronnedy Paiva
Colunista

Um comentário:

  1. Amém irmão! Que o Senhor continue te usando de forma abençoada :D
    "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam à Deus". O Senhor nos ensina, e nos prepara para a história das nossas vidas que já está escrita por Ele, nada pode impedir o seu agir, e que nossa fé seja afiadissima rs. Paz.

    ResponderExcluir