quinta-feira, 19 de julho de 2012

Por que Deus usa os pecadores?

            Se é bem-sucedido, obviamente vem de Deus. Certo? Se traz benefício espiritual, não resta dúvida! É assim que muitas pessoas julgam pessoas e obras dos homens, imaginando que o fim justifique o meio, e até prove a aprovação de Deus das pessoas usadas para o bem dos outros. Deus pode usar pessoas com falhas para cumprir seus planos? Ele pode permitir que alguém sirva para ajudar outros, e ainda reprovar aquele mensageiro?

           As aplicações deste raciocínio são muitas. Alguns justificam o adultério porque Davi era homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22). Outros defendem práticas erradas nas igrejas (mulheres pregando, todo tipo de show musical, atividades de entretenimento, apelos materialistas, etc.) porque servem para encaminhar algumas pessoas para Cristo. Num mundo de marketing e comércio, não deve nos surpreender que o “lucro” no final da folha de balanço se torne o único medidor importante.

          Mas o estudo da palavra deixa bem claro que o julgamento de Deus é outro. Ele frequentemente usa pessoas com falhas, e até atos errados destas pessoas, para cumprir seus planos. Jamais devemos distorcer este fato para justificar o erro. Pense comigo:

          Perez era filho de Judá e Tamar, e se tornou antepassado de Jesus (Mateus 1:3). Mas a relação deles envolvia promessas quebradas, engano e prostituição (Gênesis 38). Deus usou estas pessoas, mas não aprovou os pecados delas. A genealogia de Deus inclui adúlteros, assassinos, idólatras, etc. Deus usou pessoas com falhas para trazer Jesus ao mundo!


          Quando Pedro decide obedecer ele recebe os frutos de sua obediência (a pesca maravilhosa), mas a ficha dele cai para o seu pecado, ele se dá conta da sua incredulidade e percebe que seus olhos estavam fitados no tamanho do problema e não na autoridade do nome de Jesus, e ele se prosta diante de Jesus confessando não ser digno de estar diante dEle, e logo em seguida Jesus reconhece o coração de Pedro e diz que ele não precisa ter medo que em breve ele seria pescador de homens.

          Sabemos bem que diante de Deus todos nós nascemos na condição de criaturas pecadores, mas somos justificados dos nossos pecados mediante a graça de Deus, ao enviar Cristo para morrer por nossos pecados (I Prdro 3.18). Essa passagem fala exatamente disso, onde Jesus reconhece que Pedro é um pecador (como todos nos), mas reconhece ainda nele um coração quebrantado e deseja usá-lo como pescador de homens.

         Deus pode usar o pecado do homem para cumprir seus planos, mas isso não justifica o erro. Os irmãos de José pecaram nas suas más intenções, mas Deus usou o erro deles para salvar uma nação (Gênesis 50:20). Judas pecou, mas Deus usou sua traição para um fim proveitoso (Mateus 26:24).Os judeus mataram Jesus, mas Deus usou este pecado para cumprir seus planos (Atos 3:13-19).


         Se refletir um pouco, perceberá que Deus constantemente usa pessoas com falhas para cumprir seus propósitos, porque ele trabalha por meio de pessoas imperfeitas – como você e eu! Ele escolheu sacerdotes imperfeitos (Hebreus 7:23,27), apóstolos imperfeitos (2 Coríntios 4:7; Gálatas 2:11; Filipenses 3:12), etc.

        O fato de alguém servir para pregar a verdade aos outros não significa que a própria pessoa necessariamente chegará ao céu (1 Coríntios 9:27). Cada um será julgado pelo reto Juiz (2 Coríntios 5:10; João 12:48).

        Deus reconhece nosso pecado, sabe exatamente como somos e de nossas limitações, mas Ele não está interessado no tamanho do nosso pecado e sim em nos usar da forma que Ele quer e da forma como estamos, para que a transformação que ocorra nas nossas vidas seja motivo de testemunho para Glória do Seu nome, nós só precisamos ter um coração disposto, obediente e conhecedor dos nosso erros.

Deus o ama do jeito que você é, mas não quer deixá-lo da mesma maneira. 
Ele quer que você seja simplesmente como Jesus. 
Max Lucado


Carol Cruz
Colunista

2 comentários:

  1. eu creiu que pode até usar ,mais se essa pessoa vai chegar no ceu ,eu naõ sei , pois Deus diz nem todos os que diz senhor ,senhor entrarão no céu mais aquele que fazer avontade de Deus ele diz muitos dirão eu profetizei ,expusei demonios, eu curei,e etc eo senhor dirá apartai de mim porque não os conheço , se ele usou uma jumenta sim era inracional ,agora sabendo dos erros é dificil,hebreus cap 9até cap10 todo se quizer prosegui fica avontade le a bibria , muito perecem por não ter conhecimento tem muitas coisas atras da letra ok pois que revela é Deuse não o homem com teologiaetc a letra mata mais o espirito vivifica simmmmmmmm

    ResponderExcluir
  2. as cosas Deus não é de qualque jeito sede santo como fui ,temos falhas, sim mais temos conhecimento da verdade ele diz conhecereis a verdade ela libertara sendo assim jesus vai ter que voltar de novo e morrer pelos os pecados de todos , todas as vezes que nós pecar, mais não tem como ,ele morrer de novo só foi uma vez então pense bem antes de fica pecando ai avontade teve um preço e foi de sangue então vigia ok

    ResponderExcluir