quinta-feira, 26 de julho de 2012

Nunca perca a esperança

Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, 
porque dele vem a minha esperança. 
Salmos 62:5

        Esperança: é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança -  acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à fé.
       Então, num primeiro momento, podemos achar fácil nos alegrar na esperança. Por que? Porque sempre estaremos esperando coisas boas. Ninguém vai ter esperança de uma coisa ruim e geralmente a esperança está atrelado à realização de um sonho.
       O grande problema é que na totalidade das ocasiões, não temos a menor ideia do tempo que levará a espera. Aquilo que estamos esperando pode acontecer logo, demorar um pouco ou demorar muito.
       E, com certeza, dentre as pessoas que estão lendo este texto, existem algumas que estão esperando a longo tempo, ou seja, ainda continuam esperando. Já se passaram tantos anos que a esperança está sumindo, se já não sumiu.
      E quando isto acontece uma tristeza muito grande toma conta das pessoas, sabe por que? Porque a esperança nasce em nosso coração para se cumprir. O sentimento de perda é muito grande.
      Imagine você esperar por alguma coisa durante anos e, de repente, chegar à conclusão que aquilo não acontecerá, aquilo que você sonhou, que levou a uma série de renúncias, não vai acontecer, em sua opinião.
      Isto me levou a um questionamento, ora, a Palavra de Deus nos diz para que nos alegremos na esperança, e chegamos à conclusão que diversas pessoas, neste momento, estão sofrendo por terem perdido, em algum momento de suas vidas, a esperança.
      Neste post quero te encorajar e te ajudar a não perder a esperança através de 3 tópicos:

Não abandone o que Deus te deu

          Em algum lugar dentro de você existe um sonho. Você tem uma visão de como o mundo deveria ser. Você tem um talento singular a oferecer. Foi Deus quem lhe criou e na Sua imensa sabedoria Ele te criou um pouco menor do que os anjos (Salmos 8:5). Saiba, portanto que os afazeres e os retrocessos da vida cotidiana podem se transformar numa prisão ou numa pista de decolagem. Não importa quão pra baixo você esteja se sentindo, sempre existe esperança. Sempre existe esperança para aquele que tem os seus voltados para o Deus que é especialista em transformar crucificações em ressurreições. Não abandone o seu sonho. Você foi criado para expressar, criar, construir, amar, inspirar, viver. Só Deus pode mandar você parar uma coisa e começar outra.

Tenha uma memória ativada para lembrar de coisas boas

Pesquisadores da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, descobriram que simplesmente lembrar coisas boas que aconteceram ajuda a aumentar a felicidade das pessoas em até 15%. Outras técnicas que ajudaram a aumentar a alegria incluíram expressar gratidão, sorrir e fazer algo gentil para outra pessoa. Tenha domínio do que você pensa. Quando estiver sem esperanças, lembre-se de tudo aquilo que Deus já fez, o que Ele está fazendo e o que ainda vai fazer por você.

Ore

        "Portanto deixemos que a oração seja nossa primeira atividade logo de manhã, e a última ao findar o dia. Evitemos diligentemente o falso e enganoso pensamento que diz: Espera um pouco, logo mais orarei uma hora inteira; mas, agora, tenho isto e aquilo para fazer. Com tais pensamentos troca-se a oração pelos negócios, de tal maneira que se acaba por não orar o dia inteiro.” Martinho Lutero.
Jamais deixe de falar com Deus, diga a Ele como você se sente e que está perdendo as esperanças, Ele prontamente estará ali para te ajudar. Precisamos começar a praticar esta verdade, para descobrir as ciladas do diabo, e impedi-lo de agir, para que nossas vidas sejam abertas e possamos receber as respostas que Deus tem para cada um de nós. Não desanime, não deixe de orar, não deixe de buscar a Deus em sua vida, mesmo que pareça que Deus não esteja te ouvindo. Saiba que Deus não te desamparará, pois você é fruto do sonho de Deus.


Carol Cruz
Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário