segunda-feira, 2 de julho de 2012

[De volta ao] Sofá da sala de estar

Pecado no hebraico e no grego (em hebr. hhatá; em gr. hamartáro) significam "errar", no sentido de errar ou não acertar o alvo. Segundo a bíblia, pecado é toda transgressão que foge da lei de Deus, conforme está no livro de Deuteronômio 5.7-21.

"Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã." - Isaías 1.18

Em nossa casa, geralmente, quando estamos sujos, estamos proibidos de sentar ou deitar no sofá. Isso porque a sujeira que está em nosso corpo ou roupa, irá também suja-lo. E temos que ir tomar banho, para ficarmos novamente limpos, e assim usufruirmos dele.

Deus de igual modo nos aceita com nossas sujeiras e pecados, mas para que possamos desfrutar do que Ele tem para nós, devemos nos limpar do pecado.

Pois o pecado nos afasta de Deus, ele nos suja, e cada vez nos deixa mais submersos nesse lamaçal sem fim. E quando não encontramos mais forças, se clamarmos a Deus, Ele em Sua infinita bondade nos tomará pelas mãos e nos resgatará.

"Mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça." - Romanos 5.20

Como na parábola do "Filho Pródigo" narrado em Lucas 15.11-32, em que o filho mais novo pede a parte de sua herança e vai atrás dos prazeres mundanos. Ele encontra uma felicidade, uma alegria efêmera que se vai junto com o seu dinheiro. E quando ela acaba, sua situação é de calamidade. Um jovem que tinha tudo na casa de seu pai, mas que agora se encontra em uma situação precária de fome, solidão, e tristeza. Pensando em comer até o resto da lavagem dos porcos que cuida.

Este filho se arrepende, volta para casa com a intenção de pedir perdão a seu pai e começar a servi-lo como um trabalhador em sua própria residência. Mas seu pai o aceita como ele está, perdoando-o, colocando um anel em seu dedo. -Uma aliança com o seu filho- Pedindo para que trouxessem roupas novas, imaculadas, tirando assim as vestes velhas, sujas que ele estava... Dando-o também sandálias para colocar em seus pés. E depois o serve um banquete, pois seu filho estava morto, e agora vive.

Seu filho estava em pecado, mas agora está perdoado, limpo, imaculado... Deus nos aceita igualmente a este filho, mas temos que nos limpar pedindo perdão a Ele, buscando a restauração e a edificação de nosso espírito, para que assim, possamos novamente nos deitar no sofá da sala de estar.


Que você possa estar se arrependendo de suas transgressões para voltar para casa do Pai, onde é o nosso lugar. Ele te ama, e quer te ver deitado novamente em sua sala!

"Disse-lhe o filho: Pai, pequei contra os céus e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vista-lha, e pondo-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés; trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijar-se, porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se."
Lucas 15.21-24


Ronnedy Paiva
Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário