quinta-feira, 12 de julho de 2012

Agir sem pensar


O insensato faz o que quer,
o sábio pondera com calma
Provérbios 29.11 //A Mensagem

          Muitos problemas e dificuldades poderiam ser evitados se aprendêssemos a “agir depois de pensar”, mas geralmente atos e palavras que nos trazem complicação são resultado de reações instintivas e impensadas.

          O famoso “pavio curto” deixa atrás muitos corações machucados, sonhos frustrados e amizades desfeitas.

          Então, a pergunta pode ser: Como controlar essas reações instintivas, vivendo em comunhão com Cristo, sendo um cristão? É simples. O cristão, que depois de ter seus momentos de devoção com Jesus, parte para a luta da vida com Cristo, fazendo da sua vida diária um permanente “estar ligado a Cristo”, contará para Jesus o que estiver sentindo na hora da tentação/nervosismo, e Jesus fará desaparecer o sentimento negativo naturalmente.

           Você dirá: “Carol, você fala assim, mas ninguém vai pensar em Jesus na hora que estiver nervoso”. E talvez você tenha razão, mas é aí está todo o problema. Na hora do nervosismo estamos sem Jesus, e sem Jesus, que é nossa salvação, já estamos perdidos, mesmo sem falar um “nome feio” ou agredindo e desrespeitando alguém.

           Manter-se ligado cada instante com Jesus é a grande luta do cristão. E isso é a essência da vida cristã; comunhão permanente com o Mestre. As outras coisas boas que chegamos a fazer são apenas o resultado do nosso companheirismo com Cristo.

          Ou seja, quer dizer que quem está em comunhão permanente com Cristo, nunca tem reações instintivas próprias da natureza humana? Tem, sim, mas devo lembrar que ninguém será julgado por isso. O caráter de um cristão não se julga por um ato bom ou mau, mas pela tendência da sua vida.

          A presença permanente de Cristo fará que esses “atos instintivos” sejam cada vez menos frequentes, dando lugar ao caráter maravilhoso de Jesus.

Quando as pessoas não conseguem ver o que Deus está fazendo,
elas tropeçam em si mesmas,
mas quando atentam para o que Ele revela,
são as mais abençoadas
Provérbios 29.18 //A Mensagem 

Carol Cruz
Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário