quinta-feira, 24 de maio de 2012

Um discípulo de Jesus

E todos os teus filhos serão discípulos do Senhor; 

e a paz de teus filhos será abundante.
 Isaías 54:13

      Discípulo: é aquele que segue outra pessoa em suas ideias, atitudes, posições ideológicas e determinações existenciais.
Sejamos realistas, culto após culto cantamos musicas que dizem que queremos seguir a Jesus, que escolhemos Ele ao invés do pecado, que escolhemos ser amigos dEle e por ai vai. Mas será que realmente vivemos isso no nosso dia-a-dia? Realmente somos discípulos de Jesus fora da igreja?
Em Lucas 14. 25-34 Deus nos mostra 6 características de um fiel discípulo dEle:

1 - Amar a Deus sobre todas as coisas
Se alguém vier a mim, e não deixar seu pai, e mãe, e mulher, e filhos,

 e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

Lucas 14:26

Deus se fez conhecer por sua ação poderosa, benigna e libertadora. O primeiro apelo de Deus ao homem é que ele o sirva e o adore. Essa primeira característica abrange a fé, a caridade e a esperança. Busque o Reino de Deus em primeiro lugar. Sua identidade está em Cristo, tudo o que vem dEle é perfeito,agradável e o melhor pra você.

2 - Tomar a sua cruz
E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, 

não pode ser meu discípulo. 
Lucas 14:27

Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, 

não pode ser meu discípulo.
Lucas 14:33

Morra para si mesmo, tomar a cruz não é tomar seus pecados e problemas como muitos pensam e sim colocar a vontade de Deus em primeiro lugar. Renunciar a tudo aquilo que sua carne deseja, mas que não é a vontade de Deus. Resumindo: morra para o mundo e viva para Deus.

3 - Guardar/estudar a palavra de Deus.

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?

Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, 
e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,

Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. 
Lucas 14:28-30

 Se você valorizar a Palavra de Deus, guardando-a em seu coração, cumprir-se-á a palavra de Jesus quando Ele disse: “e onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração“ (Mateus 6.21). Se você guardar a Palavra de Deus em seu coração, você será uma pessoa “rica”, principalmente diante de Deus. Permaneça na palavra, pois ela liberta.

4 - Diretriz do caminho
Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, 
não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode 
sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? 

Lucas 14:31

            Viver a vida cristã significa fazer escolhas sábias sobre como viver nos caminhos de Deus, o que fazer e com quem nos associar dia-a-dia. Significa, também, reconhecer que as más escolhas podem, nos afetar para toda a vida, ou mesmo para a eternidade. Permita que Deus direcione sua vida.

5 - Ama com perfeição
De outra maneira, estando o outro ainda longe, 

manda embaixadores, e pede condições de paz. 
Lucas 14:32

            A Bíblia diz que Deus é amor e fazendo reflexão sobre o amor, pergunta se seria possível amar a Deus, enquanto o semelhante é desprezado. Não se pode amar a Deus, desprezando aqueles a quem Ele criou. O nosso semelhante nós podemos ver; entretanto, a Deus não podemos ver. Como, então, amar o invisível, se não amamos aquele que é visível? E Jesus chega ao extremo deste assunto, quando nos recomenda amar os nossos inimigos. Entretanto, na vida cristã a situação é outra: o inimigo deve ser amado para ser conquistado; e de fato, só o amor pode conquistar o mais ferrenho inimigo nosso. O amor é o único sentimento que não deve se ausentar da vida humana, quando verdadeiro, podemos dizer que é o reflexo de um discípulo de Deus.

6 - Tem/Da frutos

Bom é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar?

Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. 
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 

Lucas 14:34

            Fomos criados para ter raízes, sermos sólidos e gerar frutos. Não é necessário ir muito longe ou fazer uma grande pesquisa para ver como a criatura humana se agarra fácil àquilo que é apenas do mundo. As escolhas devem ser feitas a partir dos desejos do Espírito, o Corpo não deve ser o norteador dos passos diários. Além de termos frutos devemos dar frutos, pois se não estivermos com a vida alicerçada na Palavra de Deus, seremos como uma árvore inútil, que não servirá para alimentar vidas.




Carol Cruz
Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário