sábado, 19 de maio de 2012

Rei Davi


Hoje eu quero falar um pouco de uma das pessoas mais importantes para o povo de Israel, o Rei Davi. O maior rei que Israel já teve. Quando ouvimos sobre ele sempre associa-se quão grande homem ele foi, conhecido como o homem segundo o coração de Deus (At 3:22).

Davi destacou-se tanto, que para os fariseus e escribas que esperavam o Messias no tempo de Jesus, tinham em mente que o Messias deveria ser da dinastia davídica e seu triunfo deveria ocorrer também com o Messias, livrando das mãos dos romanos. Triunfo que começou com sua vitória sobre o Filisteu Golias (1Sm 17:41-54).

Sua sinceridade com Deus, maneira como colocava cada palavra que encontramos no Livro de Salmos um campo muito amplo de louvores e orações de Davi (Alguns como Sl 6; 32; 51; 102; 130; 143).


Em Salmos 51 encontramos a oração de Davi depois que o profeta Natã o censurou pelo adultério com Bate- Seba (2Sm 12:1-18), onde depois que o profeta Natã o censurou, Davi tomou consciência de seu pecado, o adultério e a morte de seu amigo Urias a frente do campo de batalha (1Sm 11:15). Após essa consciência, Davi levanta o seu clamor a Deus fazendo com que o Sl 51 se torne a sua purificação do seu pecado.

Davi em suas orações sempre demonstrou um conhecimento muito grande sobre a Misericórdia e a Graça de Deus e sempre buscava isso em suas orações. Em um trabalho que fiz o ano passado a respeito de Salmos 51, dividi esse capitulo dessa maneira:

·         Davi suplica perdão e purificação (vv. 1-2)
·         Confessa a sua culpa (vv. 3-6)
·         Ora por perdão e restauração (vv. 7-12)
·         Toma a resolução de Louvar a Deus (vv. 13-17)
·         Ora pela contínua prosperidade de Jerusalém (vv. 18-19)

Davi era muito sincero e tinha uma vida de oração com Deus. Que possamos despertar dentro de nós, uma sinceridade e uma intimidade com Deus como o Davi teve, mesmo sendo cheio de falhas. Se você tiver interesse em saber mais sobre a vida de Davi recomendo você ler 1ª e 2ª Samuel e entender a paciência, obediência que Davi teve antes de ser rei de Israel. O mundo hoje não fala mais a respeito de obediência, paciência, as coisas tem que ser feitas no imediato, e, acabamos perdendo com isso. Entretanto que possamos pedir a Deus paciência, discernimento e que possamos entender que as Misericórdias dos Senhor se renovam a cada manhã.



Que Deus te abençoe.


Rennan Reichardt
Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário