quarta-feira, 23 de maio de 2012

Neemias - Reconstruindo os Muros

Neemias foi um grande líder, em seu livro na Bíblia vemos sua história. Ele era um homem 'qualquer', ou melhor, sem nenhuma instrução mais avançada sobre liderança. E seu trabalho era ser o copeiro do rei. O copeiro era um servo ao qual era incumbida a função de experimentar, por exemplo, o vinho, antes de servir ao rei. Essa profissão era de alta periculosidade, pois muito queiram matar o rei naquela época. Mas também era apenas pessoas de alta confiança que poderiam desempenhar essa função.

Neemias era esse homem. Ele pertencia ao povo exilado de Jerusalém, embora tenha nascido em cativeiro (fora da terra do seu povo), tinha grande apresso por ela.

E ele pediu a seu irmão, Hananias, que lhe trouxesse noticias de sua terra. Mas o relatório foi totalmente desfavorável, a cidade estava em ruína, e os muros, que significavam a proteção dela, estava no chão, e isso trouxe grande lamento a Neemias, que poise a orar:

"Ó Senhor, Deus dos céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que temem e guardam os teus mandamentos: Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti: sim, eu e a casa de meu pai pecamos." - Neemias 1.5-6

E após orar durante algum tempo (04 meses), pediu permissão ao rei para voltar a Jerusalém e ajudar a reconstruir a sua cidade. O Rei era Atarxerxes, ele não cria em Deus, e liberar seu servo, àquele a quem confiava a sua vida por longos 3 anos, mesmo prometendo voltar depois? Hummm, não sei... Mas Deus é quem estava a frente disso, e a permissão foi concedida. Então Neemias começou a reconstruir a cidade, ainda que ele não fosse engenheiro, colocou a mão na massa e auxiliou no que fosse preciso, dando norte ao povo, liderando-os a um NOVO COMEÇO, a reconstrução da sua cidade!

Neemias foi um grande líder, e nos deixa muitos exemplos proveitosos, a começar pela oração. Antes de tudo, Neemias orou, confessou os seus pecados e o pecado de todo o povo de Israel, além de lembrar a Deus de Sua promessa a Moisés para aquele povo:

"... na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés. Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a teu servo Moisés, dizendo: Se vós transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas se vos converterdes a mim, e guardar os meus mandamentos e os cumprirdes, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome." - Neemias 1.7-9 

Ele relembrou a Deus de sua promessa. Não que Deus tenha se esquecido, mas relembrou-a para que a ele mesmo criasse esperança, pois Deus não falha no que promete!

Ele orou, pediu orientação a Deus, mas poderia ter ficado nisso mesmo, ter ficado no conforto do reino e orado a favor do seu povo... Mas não, orar é só o primeiro passo. Neemias se colocou a disposição, e foi a sua cidade levantar aquilo que um dia foi motivo de louvores. E depois de reconstruir, mostrou a todos o grande poder de Deus, um Deus que cumpre o que promete, e que trouxe o povo de volta a cidade de origem.

Neemias também liderou o seu povo na leitura da Revelação do Livro de Moisés, na adoração, nos jejuns e na confissão de pecados. Pois o povo uma vez abandonou a Deus, descumprindo as vontades dEle, e a consequência foi o a destruição da cidade.

"E busquei dentre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém ninguém achei." - Ezequiel 22.30

Não houve líder para aquele povo, e assim transgrediram contra Deus. Pois faltou um homem para instruir o povo, e ainda que todos soubessem as leis, eram povos surdos a vontade de Deus, e não houve nenhum homem que se colocasse diante de Deus para não serem destruídos.

Mas agora Neemias colocou-se na brecha, levantou do pó aquilo que ninguém acreditava que pudesse ser levantado novamente, reconstruiu os muros da cidade, e junto com o muro, a dignidade daquele povo, que agora seguem as leis de Deus, e cumpre os Seus mandamentos.


Neemias deve ser um exemplo para nós, pois ele foi um excêntrico líder. E Deus quer pessoas como ele, que se levantem e digam "Eis-me aqui". Ainda existem muros a serem construídos. Não no sentido literário. Mas no sentido de trazer o Reino dos Céus a terra, em construir o templo de Deus aqui. Mas para isso precisamos nos dispor, orar, e depender dEle. Precisamos tomar a identidade de Povo de Deus, prontos a construir a Cidade que tanto amamos, mesmo que não a conheçamos fisicamente, mas que como Neemias, venhamos nos colocar à frente do povo, a disposição de Deus, para trazer o Reino do Pai!

"... venha o Teu reino, seja feito a Tua vontade, assim na terra como no céu." -Mateus 6.10




Ronnedy Paiva
Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário