quinta-feira, 10 de maio de 2012

Em busca da Santidade – Parte 1

         Todos os dias somos desafiados a estarmos em santidade, o que nos afasta de Deus são nossos pecados e existem basicamente 7 categorias deles: pensamento, atitudes, palavra, relacionamentos, ação, omissão e autocontrole e autoconfiança. Trataremos de cada um deles uma vez por semana e começaremos com: Pensamento. 

Pecados de Pensamento
         Para começar sua busca pela santidade precisa purificar sua mente e seu coração. Em Mateus 15:19 diz: Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Até que seus pensamentos que seus pensamentos e atitudes estejam sob total controle de Deus, você não está pronto para experimentar a vida abundante em Cristo.
         Ao começar essa jornada você precisa ter total convicção da sua salvação, esse é o primeiro pecado a ser vencido. Você não pode fazer nenhum progresso espiritual até que esteja absolutamente seguro do seu relacionamento com Cristo. Sobre isso os seguintes textos da Bíblia revelam três verdades totalmente relevantes:
·         1 – No dia do julgamento muitos que pensam que são salvos descobrirão que não conhecem a Deus (Mateus 7.23).
·         2 – A salvação consiste em conhece a Cristo em um relacionamento pessoal transformador (João 17.3).
·         3 – Pessoas que são genuinamente salvas têm uma forte certeza sobrenatural de sua salvação (Romanos 8.16).
Se você tem alguma dúvida da sua salvação, Deus quer lhe dar essa certeza (João 5.13), Ele não quer que você fique mais um dia sem ter essa certeza.
Ao responder as questões seguintes seja totalmente honesto com você mesmo e com Deus a respeito dos pensamentos que ocupam sua mente.
Perguntas para Reflexão: A sua mente está cheia de pensamentos a cerca de Cristo ou está consumida com questões terrenas? Você pensa muito mais em servir a Cristo? Você frequentemente tem pensamentos impuros? Você está infestado de pensamentos de temor e raiva? Você se sente culpado por buscar a Deus mais pelo que Ele pode fazer por você do que por amor genuíno a Ele? Quando você vai ao culto seu propósito principal é prostrar-se diante de Deus em total reverência e obediência? Se Deus trouxe qualquer pensamento à tona, peça perdão e confie Nele para renovar sua mente (Romanos 12.12). Que pensamentos devem substituir estes que são mundanos?

Em (Mateus 22.37), Jesus e sua obra devem ocupar o primeiro lugar em nossos pensamentos e preocupações diárias. Se você tem realmente paixão por Cristo, sua mente estará cheia de pensamentos com relação a servi-lo.


antes tem seu prazer na lei do Senhor, 
e na sua lei medita de dia e noite. 
Salmos 1:2


Em teus preceitos medito, e observo os teus caminhos.
Deleitar-me-ei nos teus estatutos; 
não me esquecerei da tua palavra. 
Salmos 119:15-16


Baseado nessas Escrituras, afirmamos que a vontade de Deus é que cada crente esteja saturando sua mente com versos-chave, para substituí-los por esses pensamentos que não agradam a Deus, e essa memorização de versos não acontece por acidente. Você tem que fazer uma escolha diária de esconder a Palavra de Deus no seu coração. 


Pedis e não recebeis, porque pedis mal, 
para o gastardes em vossos deleites. 
Tiago 4:3

Motivos inadequados é um pecado para o qual temos que fazer vista grossa e, por isso, é a causa não reconhecida de muitas orações não atendidas. É comum pessoas tratarem Deus como um catálogo de produtos onde escolhem o que desejam.

Se você está ciente de seus motivos impuros, superficiais e egoístas, confesse-os. Peça para que Deus lhe dê a mais profunda pureza de propósitos com relação ao seu reino. Se confiar em Cristo, o Espírito Santo encherá seu coração com incondicional e puro amor de Deus (Romanos 5.5).


Este povo honra-me com os lábios; 
o seu coração, porém, está longe de mim.
Mas em vão me adoram, 
Mateus 15:8-9a


Aborreço, desprezo as vossas festas, e não me deleito nas vossas assembleias solenes. Ainda que me ofereçais holocaustos, juntamente com as vossas ofertas de cereais, não me agradarei deles; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados. 
Amós 5:21-22

As passagens acima mostram o extremo desprazer de Deus com adoração insincera e rituais vazios. A essência da adoração é prostrar-se diante de Deus em genuína reverência e submissão. Porém, muitos têm-se esquecido da tremenda santidade e majestade de Deus. Para eles é como se Deus existisse apenas para fazer suas vontades e suprir suas necessidades. Vivemos no pecado e ainda assim esperamos que Deus honre nossas orações e receba nossa adoração.


Segui a paz com todos, e a santificação, 
sem a qual ninguém verá o Senhor;
Hebreus 12:14


E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, 
como também ele é puro. 
1 João 3:3


A busca intensa de santidade dever ser a prioridade principal na vida de todo cristão. Se alguém esta cheio do espírito, haverá uma sede incontrolável de experimentar santidade de Cristo em cada canto do seu ser. A leitura diária da Bíblia e a oração são os principais meios pelos quais perseguimos tal pureza e crescimento. Em Mateus 6:33, Jesus disse: Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Santidade é o que você mais busca? Se não, peça a Deus que lhe dê um coração faminto por santidade genuína. Essa oração Ele sempre responderá! 


Buscar a santidade de Deus é uma ação diária,
não uma teoria teológica. 



Post baseado no livro: Retorno à Santidade
Dr. Gregory R. Frizzell


Carol Cruz
Colunista

2 comentários:

  1. Brilhante... com tanta teologia da prosperidade, seu texto mostra que bem nenhum é maior e mais valioso do q conquistar um espaço no coração e no pensamento de Deus. Santidade é isso mesmo: estar perto e dentro de Deus bem como sentí-lo dessa forma. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus deu seu filho por nós e nos afastamos dEle por causa de nossos pecados, o minimo que temos a fazer é renunciar esses pecados e assim conquistar um espaço no coração e na mente de Deus. Chegou o tempo da Santidade.Obrigada, Paz.

      Excluir