segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

“Uns confiam em carros, outros, em cavalos, nós porém , nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus.” Salmos 20:7

Confiança: é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente considerando-a. Se refere a dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro. Aceitar a priori a decisão de outra pessoa. Confiar em outro é muitas vezes considerado ato de amizade ou amor entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança. Sem essas provas, o indivíduo tende a basear-se apenas na informação dada (ou a falta dela) acabando por seguir provavelmente uma linha de pensamento longe da verdade. Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da pessoa.

Muitos também confiam em pessoas, mas em Jeremias 17:5 está escrito: “Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.” Mas e você ? Em quem tem depositado sua total confiança ?

Deus é o único em quem você pode realmente depositar sua confiança, pois felizmente o caráter dEle não é apenas bom, mas sim perfeito e completamente confiável. E esse perfeito caráter possui algumas características:

  • O caráter de Deus é cheio de justiça: “Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.” Deuteronômio 32.4
  •  Deus é completamente santo: “Pois eu sou o Senhor Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo. Não se tornem impuros com qualquer animal que se move rente ao chão.” Levítico 11.44 
  • Deus é infinito em sabedoria: "Você consegue perscrutar os mistérios de Deus? Pode sondar os limites do Todo-poderoso? São mais altos que os céus! Que é que você poderá fazer? São mais profundos que as profundezas! O que você poderá saber? Seu comprimento é maior do que a terra e a sua largura é maior do que o mar.” Jó 11: 7 - 9
  • Deus é bom: “Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.” Salmos 100.5
  • O caráter de Deus é amor: “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.” Efésios 2: 4 - 5
  • Deus é fiel: “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?” Números 23.19
“se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.”  II Timóteo 2.13

Vivemos em tempos, que olhando para os lados já não é possível confiarmos em tudo que os olhos vêm, mas quando confiamos no senhor, ELE tem algo muito especial para aqueles que nele confiam, como está escrito em 1 Coríntios 2.9: “Todavia, como está escrito: Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam.” O amor em Deus é a grande confiança que Deus precisa para abrir nossos olhos, nossos ouvidos para que possamos ver as maravilhas que ele tem preparado para nossas vidas. Diante disso temos que ser como Davi, que confiou em Deus a ponto de dizer: “Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação.” Salmos 13.5.

A confiança no senhor nos traz a esperança, e esperança não traz confusão - Romanos 5.5: “E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.”

Confiar em Deus não é olhar para as dificuldades ou para os problemas, mas sim dizer para os problemas e dificuldades, que sua confiança e o socorro vem do Senhor.



Carol Cruz 
Colunista

4 comentários:

  1. GEREMIAS 17:5 MALDITO O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM E NÃO NOS HOMENS COMO ESTÁ NESTE POST.UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me dizer qual a diferença por favor

      Excluir
    2. Lucimara, quando Jeremias escreveu isso, o que ele queria dizer é que, maldito é o homem que confia em si mesmo, em suas próprias forças para realizar algo. Devemos depender de Deus!

      Excluir
  2. Muito abençoado seu site. Que Deus possa abençoá-lo grandemente e que você persista e insista na pregação da palavra. pessoas vivem sedentas de Deus a espera de um milagre e suas apalavras fortalecem o desejo do coração! Deus é o único que pode fazer por nós o que ninguém é capaz!

    ResponderExcluir