segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

... seja pronto para ouvir.

"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." 

Todos passam por dificuldades, sabemos disso, não estamos livres dos problemas, das barreiras que encontraremos durante toda a vida. E por muitas vezes, não vemos a saída delas, e mesmo depositando nossas ansiedades em Deus, acabamos uma hora ou outra lembrando, e as vezes, por não termos a capacidade de ver outras saídas além da que queremos, ou achamos que dará certo, ficamos bravos, e chateados, ou então por ter dado errado algo, nos irritamos, e 'pegamos' uma pessoa para desabafar...

E o que queremos, é desabafar, falar tudo o que está no nosso coração, 'lavando a alma', deixando essa coisa ruim sair de dentro de nós. Mas infelizmente, nem sempre é possível fazer isso, pois nem todos têm a sensibilidade de ouvir, e mesmo que ela de conselhos 'bons', o que queremos na verdade é falar, e não ouvir. Não naquele momento pelo menos.  

Seja sábio, escute. Todos precisam escutar para saber o que falar.
É muito bom ter uma pessoa que nos escute por perto, seja ele(a) um amigo(a), marido, esposa, namorado(a), amigo, pai, mãe, líder, enfim. Alguém que confiemos, e que nos sintamos bem conversando.

***

E hoje eu queria perguntar: "Você que ser uma dessas pessoas?"

Então aí vai umas dicas:
  • Seja prudente, paciente e sábios ao escutar, esteja ali só ouvindo, servindo de apoio para o irmão, para que na hora certa, no "e agora, o que eu faço?", você use sua sabedoria, falando e dando suas opiniões, apoiando, e sendo ainda mais útil, e tudo isso na hora certa.
  • Mas para isso, você tem que saber o que falar, tem que dar conselhos que sejam bons, críticas que ajudem, mostrando sempre o melhor caminho. O caminho de Deus.
  • Porém, deve-se ter uma comunhão plena com Ele, estudando a Palavra e ouvindo-O, para não falar palavras tolas, jogadas ao vento...
Por isso, aprofunde-se em Cristo, que você possa ser ousado e usado por Ele. Que você possa adquirir essa sensibilidade!

Não use seu ouvido de pinico, dando trela para fofocas, mas use-o para o Reino de Deus, ouvindo desabafos e dando conselhos úteis, segundo a Palavra dEle.

Não se esqueça: Para falar, tem que se ouvir.



Ronnedy Paiva
Colunista 

2 comentários:

  1. "Devemos falar o que o outro PRECISA ouvir e não o que ele QUER ouvir. "
    Deus continue abençoando sua vida, abrindo portas e mostrando aquilo que Ele tem pra você. Não permita que outras coisas, tirem o verdadeiro foco de sua vida, que é Deus.

    ResponderExcluir