domingo, 10 de julho de 2011

-Quer uma ajuda?-

 - Se uma casa está pegando fogo, a gente cruza os braços e espera a chegada dos bombeiros ou ajuda com alguns baldes d'água? -

Francisco Cândido Xavier

Essa frase foi dita pelo Chico Xavier (1910 -2002), em resposta aos ataques e críticas que vinha recebendo de seus adversários que o acusavam de usar a caridade como forma de divulgar o espiritismo.

***

Certa vez Madre Teresa de Calcutá disse: "O importante não é o que se dá, mais o amor com que se dá."

Isso reflete, em nossa sociedade, pontos positivos, tendo em vista a grande quantidade de pessoas que necessitam de ajuda, mas alguns podem vir a perguntar: 
-Ah, mas quem é o meu próximo? - 

Jesus narra no livro de Lucas 10: 29-37 uma parábola sobre isso: 

- A parábola fala resumidamente sobre um homem que caiu na mão de salteadores, e este foi deixado à beira da estrada quase morto. Passou por ele um Sacerdote e um Levita, que o vendo, passaram de largo. Porém um Samaritano avistando-o moveu-se de compaixão, e prestou-lhe os primeiros socorros, levando-o com ele. E depois deixando em lugar seguro, pediu e pagou a um hospedeiro para que cuidasse dele.

Diante dessa narrativa, percebemos dois "próximos". Um foi o Samaritano, sendo o próximo do homem salteado. E o Samaritano teve o homem a quem ajudou como o seu próximo também.

Ou seja, podemos ver o nosso "próximo" como qualquer pessoa, ou todas as pessoas. E devemos ajudar quem necessita, independentemente da sua situação.

Precisamos ser o próximo das pessoas, precisamos ajudar, fazer valer a união, a amizade, o amor...

E é como um pregador falou certa vez: "... porque ainda que eu esteja muito louco, não existe outra possibilidade da gente mostrar Deus se não for por nossa vida..."

Mas somos falhos, e incrédulos, chegando ao ponto de nós mesmos nos desanimarmos - uma batalha de um homem só - Uma hora pensando "Devo ajudar as pessoas" e outrora "Não tenho como, não possuo recursos."

- Recursos?

Será que um simples estender de mãos para levantar alguém necessita de recursos salvo para empregar uma força para aguentá-lo?

Quando nos movemos pela Graça do Senhor, que já nos basta, Ele nos faz precisarmos apenas de pedras e uma funda para derrubar um gigante. Somente à vontade com a ação, já é o bastante. Porque o "resto"  é o próprio Deus quem nós proporciona.

Às vezes queremos fazer missão para a África, sendo que tem milhares de pessoas em nosso país passando fome também. Pessoas que moram em nossa vizinhança, ou que dorme perto de nossas casas. Devemos sim fazer missões em outros locais. Porém temos que começar em nossa circunvizinhança.

E lhes pergunto: Será que o "pouco" que temos feito é o bastante?

Pra mim, penso que o "pouco" para nós, pode significar muito para o outro. Aquela simples doação de um cobertor velho para nós, pode ser muito para quem não tinha nada para se cobrir no inverno nas ruas.

E é assim que temos que caminhar, ajudando quem necessita, não nos vangloriando, mas agindo por amor. Pois a simples vontade de querer mudar o mundo, nunca passará de uma vontade se ninguém agir!

Pode parecer tolice o que estou falando e o que falarei para você. Mas a simples conciência de desligar a torneira ao escovar os dentes, é de suma importância para um mundo melhor. 

Comece a fazer o bem pela sua casa, ajudando sua mãe, por exemplo, a lavar a louça, ou a seu pai a pagar a conta de energia, ou apenas dizendo "eu te amo" para as pessoas mais importantes para você. E depois vá espalhando esse amor, que trancede o significado das palavras, que não é amor apenas de falar, mas de AGIR.


"O Senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho a um leproso."
[Madre Teresa de Calcuta]

2 comentários:

  1. Muito bom o seu blog, continue assim e irá salvar muitas vidas para Jesus !!
    que Deus continue te dando sabedoria para falar da palavra Dele.
    ''Amar é um verbo, e o Verbo é Deus.''
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nouss...Mto linda a mensagem! Foi vc q escreveu?

    Independente...foi benção a postagem!!!

    Bom saber q vc usa um blog como um instrumento nas mãos do Senhor!!!
    Q o Senhor te inspire cada dia mais !

    Bjinhos

    PAti

    ResponderExcluir