domingo, 3 de abril de 2011

-Esconderijo furado-

Alguém espalma a mão e fala: "Quem quer brincar de esconde-esconde coloca o dedo aqui, que já vai fechar, não adianta nem cho-cho-rar"

Quem nunca brincou de esconde-esconde e 'salvou o mundo', não sabe o que é heroísmo. Ser um herói.

Quando criança o 'esconde-esconde' ou 'pique - esconde' era uma das brincadeiras preferidas da molecada da rua, escola ou festa, e ela nos exigia certo esforço, tanto físico quanto de percepção, coragem e extinto.

E como era legal o sentimento de ser 'invisível', que ninguém  poderia velo. Era realmente entusiasmador achar um esconderijo perfeito.

Só que essa brincadeira, tentamos levar para o lado de Deus, tentando estar invisível para Ele, o que sabemos que é impossível. Mas houve um homem que tentou se esconder dEle. Seu nome é Jonas.

Esse homem tentou fugir da presença de Deus após receber um chamado para ir a cidade de Nínive clamar contra ela, porque a sua malícia tinha chegado até Deus. (Jonas 1:2)

Mas Jonas fugiu para a cidade de Tarsís, dentro de um navio, tentando sair da presença do SENHOR. E Deus fez com que houvesse uma grande tempestade no mar, a ponto do barco quase se quebrar, e os marinheiros clamavam cada um ao seu deus, porém Jonas dormia. Até o momento em que o capitão solicitou a ele que clamasse a seu Deus também... E os marinheiros lançavam sorte para saber por que daquele mal, e a sorte apontou a Jonas, que disse- lhes: "Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade." (Jonas 1:12) E assim o fizeram.

Ao cair na água, e cessando o bramido do mar e a tempestade, Jonas fora engolido por um grande peixe, onde passou 3 (três) dias e 3 (três) noites no ventre dele. E nas entranhas do peixe Jonas clamava a Deus, e o Santo dos Santos ouviu seu clamor, e falou, pois, ao peixe que vomitasse a Jonas. E chegando a terra o Senhor falou com ele dizendo: "Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo." (Jonas3: 12) E Jonas fez o que pedirá.

(Leiam o livro de Jonas e vejam melhor o que acontecerá. Link)

Realmente, como é impressionante a nossa capacidade de achar que o que fazemos não é visto por Deus, fazemos com tanto cuidado, achando que já que ninguém viu, não pode ser considerado pecado. Mas de quem queremos esconder isso? Dos homens? Ao acaso é os homens quem nos julgará? Alguns sim

Nós, pecadores, carecemos do perdão dEle, e ainda sim, após sermos perdoados, vamos lá e cometemos o mesmo pecado, caímos no mesmo buraco, nos escondemos no mesmo esconderijo furado de outrora. Como podemos?

O salmista Davi diz em Salmos 139:1-10 assim: "SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá."

Deus está aonde nós nem imaginamos que Ele possa estar, o simples motivo de acharmos que estamos sozinhos, não quer dizer que estejamos. Ele nos conhece, foi Ele quem nos criou! Mas Deus não está ali ou cá para dizer: "Te peguei no pulo", ou "Eu sabia que você pecaria". Não! Ele não está ali para nos julgar, mas sim para nos perdoar, para dizer "Eu te amo" na hora que você sente a pior pessoa do mundo. E na hora que cairmos, é Ele quem nos pegará pela mão e nos levantará. 

Não fique tentando se esconder de Deus. Deseje procurá-lo, buscá-lo, agradá-lo, pois esse amor que Ele tem para com nós, está disponível para quem o ama, e agora não precisamos mais 'brincar' de esconde-esconde, mas sim de 'pegar' (pega-pega), pegando as maravilhas que Ele tem separado para aqueles que o amam. Saiba: "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam." (1 Coríntios 2:9)

Ele está mais perto do que você pode imaginar. Basta chamar, que ele atenderá suas suplicas, e habitará em seu coração.

Um comentário:

  1. ;D Otimo post man,
    hoje em dia tentamos nos esconder de Deus , por medo de que nos possa aconteçer.
    como Jesus disse:
    Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele se envergonhará o Filho do homem quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.
    Marcos 8:38

    pra mim se esconder de Deus é ter vergonha do seu evangelho

    ResponderExcluir