domingo, 27 de março de 2011

Você sabia de Jesus e nunca me falou?

Você sabia de Jesus e estava me deixando ir para o Inferno? E ainda me chama de amigo?

Preste atenção no seguinte trecho da música Canção da América do Milton Nascimento:

"Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir"

Amigos, ou melhor, amizade. O que essa palavra tem significado para você?


Amizade significa: (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.

Como é bom termos amigo não é? Uns tem muitos, outros poucos. Alguns dizem não ter amigos, apenas contatos. Já outros gostam de falar que basta ter apenas quatro amigos, para quando morrer cada um possa seguram em um lado do caixão e levá-lo.
 
Porém o que realmente importa é que você tenha um amigo pelo menos, um ombro amigo com qual você possa contar. 

A palavra de Deus nos fala em Marcos 2:1-12 sobre um certo homem paralítico, que morava em Cafarnaum, e ele estava sobre sua cama à espera de um milagre, talvez já cansado de tanto sofrimento. E esse paralítico tinha quatro amigos, que por amor, cada um pegando em um lado da cama, levaram esse rapaz para que Jesus o curasse e, chegando ao lugar, viram que tinham muitas pessoas, uns para ver Jesus, outros para receber cura ou apenas para ouvir suas palavras. Era impossível levá-lo até Jesus com tanta gente ali, mas um deles teve uma idéia. Subir pelo telhado e descê-lo entre as telhas até o Mestre. (Idéia insana? Ou uma Idéia de Fé?) E começaram a descer o paralítico. E o Mestre vendo a fé deles, disse: "Filho, perdoados estão os teus pecados."(v.5b)

E ouvindo isso os escribas e fariseus que estavam presentes, logo começaram a falar: "Quem pode perdoar pecados, senão Deus?"(v.7b) E Jesus conhecendo-lhes o pensamento disse: "Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa."(vs.9-11)

Pela fé dos amigos desse paralítico, Jesus o curou e perdoou seus pecados. E logo depois disso, ele tomou seu leito e começou a andar! (v.12) E todos naquele lugar começaram a Glorificá-Lo, por que Jesus, por intermédio de Deus o curou.

E a sua fé tem sido assim? Ou você tem apenas falado palavras bonitas para seu amigo, para ele ser forte e crer em Deus, só que você mesmo não acredita no que fala (?) 
Amigo não é aquele que fala "Vai", mas sim aquele que diz "Vamos". Ou seja, é aquele que ora junto, que se ajunta para ajudar, que não se espalha como os outros, que, por exemplo, após uma noite de festa, cada um vai para a sua casa, sem se importar com ninguém, talvez arrependido pelo que tenha feito naquela noite, mas com um eterno vazio dentro de si.

Amigo é presente de Deus. Não é para você usá-lo, subir em suas costas a fim de ganhar algo que ele possa lhe oferecer. Não fique esperando que amigo é aquele quem vai concordar com tudo o que você vai fazer, que vai lhe influenciar a fazer o que você não quer. Amigo é o que fala para você: parar, que diz coisas que você não quer ouvir, mas é o melhor para você, porque ele é seu amigo, ele te ama como tal pessoa.

Temos que ajudar nossos amigos, e não podemos excluir ninguém, dizendo que ele não é da mesma classe social, religião, cor, ou time. Todos são Filhos de Deus como você também é. Mas e Jesus? Você tem deixa Ele fora do seu ciclo de relacionamento? Não tem dado espaço para que Ele fale, esperando que Ele apóie tudo o que você faz? Saiba que Ele quer ser seu amigo, seu melhor amigo. Não o exclua, inclua no seu dia a dia, para que seus amigos possam ver que esse Jesus que você chama de amigo, é aquele que eles precisam também.

E falem para seu amigo que senta do seu lado na escola, faculdade, trabalho, que joga bola com você de Jesus, sobre o que Ele tem feito na sua vida. Porque ele pode estar morto espiritualmente, e você sabendo disso não abre a boca para falar que você tem a ‘solução’, que você está ali para o que der e vier, talvez não fale por medo, ou vergonha. Mas se você não fizer isso, porque você tem oportunidade de fazer, na hora em que você chegar no céu, poderá ser cobrado por essa vida.

Que nós possamos ser chamado também de amigos de Deus como Abraão foi (Tiago 2:23)



  
"O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão." (Provérbios 18:24)



2 comentários:

  1. Muitoo bom!
    Mt vezes realmente dizemos que uma pessoa é nossa amiga, mas não falamos de Jesus para ela, então que amizade é essa? q não qr o melhor para o outro?

    Que Deus te abençoe =)

    ResponderExcluir